terça-feira, 16 de junho de 2015

Afinal, Danoninho vale por um Bifinho?

Olá amigos!! Nessa nova postagem vamos relembrar um pouco do que conversamos durante todo esse semestre. Buscamos aqui em nosso blog não somente comparar o danoninho com o “bifinho” que vemos em nosso cotidiano. Tivemos como objetivo também trazer informações variadas sobre o assunto para que você leitor pudesse conhecer um pouco mais sobre esses alimentos e sobre como são processados, suas informações nutricionais, como são metabolizados em nosso organismo.

Como primeira postagem conversamos um pouco sobre as influências da propaganda na alimentação das crianças, tema bastante relevante dado os novos costumes em alimentação que vêm sendo forjados pela mídia atual. Ao ler o artigo que nos possibilitou construir o assunto vimos que a influencia de produtos industrializados é forte nas escolhas dos jovens, logo não foi difícil lembrar do antigo comercial da Danone que compara esses dois alimentos.

Posteriormente mostramos informações sobre como é produzido o danoninho e sobre suas informações nutricionais. Vimos que o produto se trata de um Petit Suisse, o que não se trata de um iogurte mas sim de um tipo de queijo. A diferença foi explicada no processo de produção que se da por via distinta à do iogurte. Juntamente a essas informações oferecemos também curiosidades sobre os aditivos que são adicionados ao produto da Danone.

Comparativamente comentamos um pouco sobre a carne e sua composição nutricional. Depois disso tentamos aprender um pouco sobre como seria uma alimentação ideal e saudável.

A partir desse ponto começamos a focar na metabolização dos elementos que ingerimos ao nos alimentarmos com um bom danoninho ou com um belo pedaço de carne. Assuntos como os passos que são seguidos pelo carboidrato durante sua digestão, a hidrólise como sendo a principal reação de quebra para obtenção de energia e nutrientes, a composição lipídica que encontramos no danoninho.

Um questionamento, no entanto, foi feito durante as primeiras postagens: Qual dos dois seria o melhor ou mais saudável? Seriam nutricionalmente equivalentes?

Tentando responder à pergunta me utilizo de um artigo que comenta sobre as consequências da alimentação industrializada no povo brasileiro.

INFLUÊNCIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO HÁBITO ALIMENTAR E NA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O advento da industrialização, concomitantemente com uma série de descobertas técnicocientíficas, colaborou de maneira marcante para as transformações no estilo de vida das pessoas, sobretudo no que diz respeito aos costumes alimentares da população brasileira. Nas últimas décadas é notória a mudança nos hábitos alimentares em todo o mundo na tentativa de agregar tempo e praticidade ao estilo de vida moderno. Entretanto, essas mudanças, observadas principalmente com o surgimento da alimentação tipo fast food, afetam a qualidade do alimento e seu valor nutricional devendo-se ressaltar os impactos que esse tipo de alimentação pode causar na população.

A transição nutricional pela qual a sociedade tem passado é caracterizada por uma dieta extremamente calórica, rica em açúcares e gorduras, e insatisfatória quanto ao aporte nutricional, revelando as consequências que uma alimentação sem qualidade pode trazer do ponto de vista da saúde. O surgimento e/ou agravamento de patologias como a obesidade, a desnutrição, as dislipidemias, hipertensão, diabetes, cardiopatias, dentre outras, além da diminuição qualidade de vida da população, estão intimamente ligadas à alimentação do indivíduo.

Esclarecer o quanto o binômio urbanização/industrialização influenciou e vem influenciando os hábitos alimentares dos brasileiros, bem como apontar as suas possíveis consequências na saúde da população são os primeiros passos para a conscientização da população a respeito da importância de uma alimentação saudável.

Nos ajude em seus comentários, qual dos dois alimentos você pensa ser mais nutritivo ou mais saudável? O Danoninho ou o Bifinho?

Fontes Bibliográficas

Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro. I Seminário Alimentação e Cultura na Bahia. Centro de Estudos do Recôncavo. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2 comentários:

  1. Muito interessante pessoal! Analisando tudo que já foi falado aqui no blog, eu diria que o mais saudável é comer o bifinho. Tal fato se deve à sua composição e a importância de seus nutrientes naqueles que ainda estão formando a estrtura corporal. Importante também é fazer que o abate do gado seja efetuado da maneira correta a fim de otimizar o aproveitamento de seus componentes. Nesse ponto, a fase antes do abate é importante,pois o tecido muscular se encontra macio, flexível e caracterizado bioquimicamente pela queda nos níveis de ATP e de creatina-fosfato e pela glicólise ativa. A glicólise pós-morte resulta na conversão do glicogênio em ácido láctico, causando queda no pH. O grau de mudança no pH varia de uma espécie para outra e também entre músculos diferentes. Contudo, em animais previamente descansados e bem alimentados, as reservas de glicogênio são maiores, produzindo no período de pós-morte uma carne com pH menor se comparado ao de carnes obtidas de animais exaustos no momento do abate.
    http://pt.scribd.com/doc/44594425/Bioquimica-da-Carne#scribd

    ResponderExcluir

  2. Somente frios slogans (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”.

    Ou: “Skol®: a Cerveja que desce RedondO”. Também: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Só, e somente só, signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não há nada a ver com um projeto de Nação.

    E a "Copa das Copas®" do PT®? No lugar de se construir hospital, construiu-se prédios inúteis!

    Eis aí a superficialidade do PT® e do PETISMO®:
    Signos sem substância. Descorporificados. Propaganda pura:

    0. “Pronatec©”
    1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2. “Coração Valente©” (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Lula Livre®”
    7. “Fora Temer©”
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Foi Golpe®”
    10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
    12. “Fica Querida©”
    13. “Ele não®”.
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Saúde não tem preço®”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”,
    22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é amante do vigarismo e hiper aderente ao picaretismo.

    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
    E consumir um produto, sem necessidade de ter dinheiro. Consumir o partido. Consumir o PT™.
    Simulacro, não tem uma representação.
    O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação de gurias e guri do Brasil todo.

    ResponderExcluir